quarta-feira, 15 de abril de 2009

A importância da melodia e dos instrumentos... Como deve ser avaliada a música na igreja...

Marcos Witt disse em um de seus livros: “... Devemos louvar a Deus com instrumentos diversos, isso é Bíblico! Os Salmos 150:3-5 e 104:33, mostram que é bom os homens usarem instrumentos musicais como uma maneira de ajudar o louvor...”

Com os instrumentos da época, Davi cantava salmos a Deus e ao mesmo tempo nos orientava a louvar a Deus de diversas formas, como por exemplo, Louvai a Deus com adufes e danças, louvai a Deus com instrumentos de corda, de percussão (tamborins), de sopro, louvai a Deus com sons altissonantes... A música tocada de maneira inteligível e consagrada a Deus, nos chama a meditarmos de maneira mais profunda nas palavras de Deus e em Seus feitos. De certa forma, nos abre os olhos para as coisas divinas... É inexplicável aos homens o que a música é capaz de fazer com a mente do mesmo.“... Se algum de vocês está sofrendo, ore. Se alguém está contente, cante hinos de agradecimento...” (Tg 5:13).Instrumentos citados na Bíblia:

Buzina e Trombeta (Sl.98:6) Pífaro (Is.5:12)
Címbalo (Sl.150:5) Órgão (Gn.4:21)
Tamborim (II Sm.6:5) Clarim (II Cr. 15:14)
Lira (Sl.57:8) Gaita (I Rs.1:40)
Pandeiro e Harpa (II Sm.6:5) Saltério (Sl.108:2)
Flauta (Sl.150:4) Cítara (I Co.14:7)...
Tambor (I Sm.10:5)


O fato dos instrumentos serem criados por Deus e para Deus quebra qualquer idéia de que exista algum instrumento que não faça parte do propósito divino, mesmo que algum instrumento musical seja usado em práticas mundanas, pagãs ou demoníacas, foi o homem quem o desviou de sua função, usando-o para outros fins. Por exemplo, a igreja foi feita para alguns propósitos (Meditação na palavra de Deus, Adoração, Comunhão entre os servos, Casa de oração...), mas nem sempre a intenção humana é cumprir o propósito de Deus, faz-se da igreja um comércio, algo que já foi repreendido por Jesus lá no início da existência da “igreja”, mas isso não quer dizer que a igreja seja reprovada por Deus para o culto Cristão, o que deve ser feito é colocar tudo no seu “trilho” de acordo com a vontade e propósito de Deus. Outro exemplo claro disso, é o homem usando a sabedoria que Deus lhe deu para fazer o bem, fazendo o mal. Por causa disso o homem vai deixar a sabedoria de lado? Não! Vai usá-la para adorar a Deus e usá-la em Sua Obra, consagrando-a e dedicando-a somente a isso.O instrumento musical deve ser consagrado ao Senhor antes de entrar na igreja. Deve ser utilizado somente para louvor e adoração a Deus ou para sermos admoestados e não com outros fins. Não para arrecadar dízimos, por exemplo. “... A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração...” Colossenses 3:16.Perdemos tempo enquanto discutimos acerca dos instrumentos musicais aprovados por Deus, pois, o que realmente tem que ser motivo de discussão, é quem está “por detrás” do instrumento, e não o instrumento em si. Quem toca o instrumento é o que mais importa para Deus. Se tem vida com Cristo ou não.Hoje em dia, infelizmente são avaliados somente dois pontos do músico, que acredito serem os menos importantes para Deus: Qual instrumento toca e se toca bem. Esquece-se de que o louvor se faz com o coração... O que importa para Deus é se o irmão está apto para louvar, e não se está apto para tocar. Também o que deve ser avaliado é a letra do cântico ou do hino, isso sim deve ser discutido, pensado e analisado com cutela, pois, tem-se ouvido muitas heresias sendo cantadas em cultos... Isso agrada a Deus?Walter Andrade Campelo, sábio ao estudar o assunto, nos diz em um estudo que fez para o site “Luz para o Caminho.com”, algo importante para o culto que agrada a Deus:

“... O culto é um momento em que nos apresentamos a Deus reverenciando Sua grandeza. Em tal situação, a música deve ser utilizada para levar as pessoas a se aproximarem de Deus, e não para criar um ambiente de festividade e animação carnal. O objetivo do culto não é criar uma ocasião para o deleite pessoal de quem lá estiver. Sua razão de ser é que nos apresentemos a Deus, em gratidão e reverência, e desta maneira a alegria que sentiremos virá de nossa comunhão com Deus e não de qualquer animação carnal...”

Deve-se concordar com as sábias palavras deste escritor, pois, assim diz a palavra de Deus:

"... Mas façam-se tudo decentemente e com ordem." (I Coríntios 14:40)...”

Lembremo-nos de que decentemente e com ordem não significa morto e desanimado. Temos que buscar um equilíbrio para não fazermos parte de nenhum extremo: o gritante (barulhento) e o desanimado. “... Cantem de júbilo e se alegrem os que têm prazer na minha retidão; e digam sempre: Glorificado seja o Senhor...” Salmo 35: 27. Por que Deus não preservou as notas musicais no acompanhamento dos Hinos? Antes de qualquer coisa, é necessária a interpretação adequada do que quer dizer “música”. Música é a arte de combinar os sons de maneira agradável. Se música é uma arte, então se deve considerar que ela será CRIATIVA e bem trabalhada. Se os sons (harmonia, melodia, ritmo, altura, duração, intensidade e timbre) são bem combinados, automaticamente eles serão agradáveis aos nossos ouvidos e serão considerados uma boa arte, porém, se os sons não forem bem combinados, não serão agradáveis aos nossos ouvidos e muito menos serão considerados uma arte. Devemos avaliar o que é música e o que é ruído a partir desta análise. A música na época de Davi era, por excelência, improvisada, cabendo ao executante conhecer profundamente as estruturas "melódicas" cabíveis no texto. Sem dúvida, o texto era o condutor de todo o processo de execução de um cântico. Por isso, havia uma margem de liberdade possível para a ornamentação musical.
Acredita-se que hoje, a música judaica é a que mais se aproxima do estilo musical da época do Antigo Testamento, pois, os judeus tentam ao máximo preservá-lo, mais sem muito sucesso. A música judaica tem características da música semítica oriental, cujo sistema está baseado em quartos de tom. A composição da música judaica é feita de motivos, conhecidas ainda como pequenas células musicais de certa escala, mas não existe harmonização. Suas frases são curtas, o que facilita a sua apreensão pela maioria do povo, e é transmitida oralmente, o que faz com que a música se torne popular facilmente.
O site “música e adoração.com” fez um estudo sobre o assunto utilizando opiniões de diversos estudiosos, os quais explicam como era o canto judaico na época:“... O canto judaico empregava sinais "efonéticos", denominados "acentos" pelo texto bíblico dos massoretas. Nesse sistema, a entonação usa sinais que indicam quando levantar e quando abaixar o tom da voz durante a leitura do texto bíblico. Esses sinais foram adaptados dos acentos gramaticais greco-romanos, que foram inventados por Aristófanes (450 ou 445- 388 a.C.). A entonação é dada pela estrutura frasal e pelas relações sintáticas e lógicas dos elementos da frase, contribuindo ainda para fluência rítmica da mesma...” Deus deu sabedoria ao homem para tal, e também deu sabedoria para desenvolvê-la de geração em geração. O que Deus valoriza é a Sua mensagem, que foi totalmente inspirada por Ele mesmo. O homem faz a melodia, os arranjos, mas a mensagem foi Deus quem deu e por isso quis preservá-la até hoje. As melodias são alteráveis, mas as escrituras devem permanecer intactas. Isso não quer dizer que Deus não dá inspiração ao homem para melodiar um hino. Beneditino Guido d’Arezzo (monge italiano) desenvolveu a escrita musical no século Xº, que hoje conhecemos como Partitura, que é a escrita matemática musical exata. Se preservar as melodias dos Salmos fosse tão importante para Deus, Ele teria levantado um “d’Arezzo” na época dos levitas para que hoje a música fosse reproduzida exatamente como era na época.
Não é a melodia, harmonia, ritmo ou até mesmo um instrumento específico que fará o nosso louvor chegar como aroma suave a Deus, mas sim o coração puro de alguém que teme ao Senhor e anseia estar em Sua presença, juntamente com uma letra que não distorce, contradiz ou fere as sagradas escrituras. Salmos acrósticos:Uma característica da poesia hebraica para a qual devemos chamar a atenção é o emprego do arranjo acróstico ou alfabético. Existem nove salmos acrósticos no saltério (Psalterium- quer dizer coleção de cânticos). São eles: 9-10, 25, 34, 37, 111-112, 119 e 145. Outros dizem que existem doze Salmos acrósticos. Neste tipo de composição, as linhas ou estrofes iniciam cada uma, com letras em ordem alfabética (hebraica). Essa técnica auxiliaria na memorização e no ensino. Isto também pode sugerir-se que o assunto foi tratado de forma completa. O site “estudo da Bíblia.net” traz um estudo feito por Thaxter Dickey, que diz uma frase marcante ao concluir sua idéia sobre os Salmos acrósticos: “... Deus nos abençoou com o maravilhoso dom da linguagem. Que melhor uso podemos fazer dela do que o louvando e ensinando outros sobre ele? Mas, mesmo com o quase ilimitado poder e flexibilidade da linguagem, jamais esgotaremos seu louvor...” (Thaxter Dickey). Os Salmos acrósticos inspiraram grandes escritores da história a utilizarem a mesma idéia em seus textos, também foram adotadas por compositores famosos para compor suas músicas, talvez com o intuito de “chamar a atenção do povo” e fazerem sucesso, o que com certeza não foi a intenção de Deus ao inspirar os Salmos. Classificação dos Salmos É difícil fazer uma classificação minuciosa dos salmos, visto como são obras profundamente poéticas, e um salmo pode tratar de assuntos diferentes. Dennis Bratcher fez uma classificação detalhada dos salmos por gêneros:· Salmos de Lamento:

Individual- 3, 4, 5, 7, 9-10, 13, 14, 17, 22, 25, 26, 27, 28, 31, 36, 39, 40:12-17, 41, 42-43, 52, 53, 54, 55, 56, 57, 59, 61, 64, 70, 71, 77, 86, 89, 120, 139, 141, 142

Comunitário- 12, 44, 58, 60, 74, 79, 80, 83, 85, 89, 90, 94, 123, 126, 129

· Salmos de Lamento Especializados

Penitenciais- 6, 38, 51, 102, 130, 143

Imprecatórios- 35, 69, 83, 88, 109, 137, 140· Salmos de Ações de Graça (Todah)

Comunitário- 65, 67, 75, 107, 124, 136

Individual- 18, 21, 30, 32, 34, 40:1-11, 66:13-20, 92, 108, 116, 118, 138

· Salmos de Ações de Graça Especializados (Todah)

História da Salvação- 8, 105-106, 135, 136

Cânticos de Confiança- 11, 16, 23, 27, 62, 63, 91, 121, 125, 131

· Salmos Hinos

Hinos e Doxologias- 8, 19:1-6, 33, 66:1-12, 67, 95, 100, 103, 104, 111, 113, 114, 117, 145, 146, 147, 148, 149, 150

· Salmos Litúrgicos (para a Adoração Pública)

Canções de Aliança- 50, 78, 81, 89, 132

Reais/Entronamentos- 2, 18, 20, 21, 29, 45, 47, 72, 93, 95, 96, 97, 98, 99, 101, 110, 144

Salmos de Sião- 46, 48, 76, 84, 87, 122

Liturgias do Templo- 15, 24, 68*, 82, 115, 134

· Tipos Especializados

Salmos Sapienciais- 1, 36, 37, 49, 73, 112, 127, 128, 133

Poemas da Torah- 1, 19:7-14, 119

Carlos Osvaldo Cardoso Pinto, baseado em Hermann Gunkel, classifica os Salmos de uma maneira mais direta, dizendo:

“... Classificações não podem ser exaustivas nem definitivas...”

Os asteriscos indicam os Salmos que se encaixam parcialmente na categoria em que foram incluídos, os colchetes indicam uma classificação duvidosa, e um sinal de adição indica que o Salmo possui conteúdo messiânico. Classificação dos Salmos segundo Carlos Osvaldo C. Pinto: · Lamentos do Indivíduo: 3, 4-7, 10, 12, 13, 17, 22+, 25-28, 31, 35, 38, 39, 42, 43, 51, 52, 54-59, 61, 63, 64, 69, 71, 77, 86, 88, 102, 108, 109, 120, 130, 140-143.· Lamentos da Nação: 44, 60, 74, 79, 80, 83, 85, 137.· Salmos individuais de Ações de Graças: 18, 21, 30, 32, 34, 40, 41, 66, 92, 94, 116, 118, 138.· Salmos Nacionais de Ações de Graças: 65, 67, 75-76, 100, 107, 124, 126, 129, 133.· Hinos (Salmos de Louvor Descritivo): 8, 19, 24+,29, 33, 36, 46-48, 68, 76, 87, 95, 98, 103-105, 111, 113-115, 117, 135, 136, 145-150.· Salmos Reais: 2+, 20, 21, 45+, 72+, 89, 110+, 132, 144.· Salmos de entronização: 47, 93, 95, 96, 97, [98], 99.· Salmos Didáticos: 1, 14, 15, 19*, 34*, 37, 49, 50, 53, 62, 73, 78, 82, [107], 112, 119, 127, 128, 133, [139]. Outra forma de classificar ou dividir o livro de Salmos é a seguinte forma: O Saltério está dividido em cinco livros, sendo que cada um termina com uma doxologia. Apesar de, hoje, essas doxologias serem numeradas como vs. de um salmo, na realidade, são elementos independentes que encerram cada um dos livros, com exceção do Livro V, no qual o último salmo é a doxologia, que, por sua vez, encerra toda a coleção. A organização dos livros e das doxologias é como segue:
Livro I Livro IV
Salmo 1.1—41.12 Salmo 90.1—106.47
Doxologia 41.13 Doxologia 106.48

Livro II Livro V
Salmo 42.1—72.17 Salmo 107.1—149.9
Doxologia 72.18-19 Doxologia 150.1-6
Colofão 72.20

Livro III
Salmo 73.1—89.51
Doxologia 89.52


Os autores de Salmos e suas obras:Davi- 3-9, 11-32, 34-41, 51-65, 68-70, 86, 101, 103, 108-110, 122, 124, 131, 138-145.Asafe- 50, 73-83.Corá (seus descendentes)- 42, 44, 45, 47-49, 84, 85, 87.Salomão- 72, 127.Hemã- 88.Etã- 89.Moisés- 90.Salmos órfãos- 1, 2, 10, 33, 43, 46, 66, 67, 71, 91-100, 104-107, 111-121, 123, 125, 126, 128-130, 132-137, 146-150.Referências Bibliográficas: ____________________________________________________________Witt, Marcos. O que fazemos com estes músicos? Tradução de Marta Serrão. São Paulo:W4endonet: 2000. 176p.____________________________________________________________Banco de Dados (internet)Luz para o caminho/ Walter Andrade Campelo- a música na igreja de Cristo. Banco de dados. Acesso dia 01/11/2008 às 08h30min através do link: http://www.luz.eti.br/es_amusicanaigreja.html____________________________________________________________Banco de Dados (internet)Cantos para o culto Cristão (2ª parte). Vários autores/ Publicações- Música. Banco de dados. Acesso dia 04/11/2008 às 07h45min através do link:http://www.musicaeadoracao.com.br/livros/tensao/index.htm____________________________________________________________Banco de Dados (internet)Os Salmos acrósticos. Thaxter Dickey/ Estudos Bíblicos. Banco de dados. Acesso dia 04/11/2008 às 09h00min através do link:http://www.estudosdabiblia.net/salmos_7.htm____________________________________________________________Banco de Dados (internet)Tipos de Salmos. Dennis Bratcher /Salmos Classificados por Gêneros. Banco de dados. Acesso dia 07/11/2008 às 09h30min através do link:http://www.crivoice.org/Portuguese/psalmtypes_P.html____________________________________________________________Pinto, Carlos Osvaldo Cardoso. Foco e desenvolvimento no Antigo testamento: Estruturas e mensagem do Antigo Testamento- São Paulo: Hagnos, 2006. 808p.

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