quarta-feira, 7 de outubro de 2009

MANÁ DA SEMANA: VOCÊ É REBOCADOR OU REBOCADO?


Quem já viu um rebocador puxando um navio deve imaginar onde quero chegar.
Aquele navio tão pequeno faz tanta força que consegue puxar até uma plataforma de petróleo gigantesca até o ponto necessário em alto-mar.
Quem olha para o pobre barco não imagina o que ele é capaz de fazer. Entretanto, o pequeno rebocador segue lentamente galgando milhas e milhas até seu destino, sempre puxando ou empurrando alguém.
Assim também é na vida, alguns de nós puxando ou sendo puxados por outro, alguns com mais capacidade ou iniciativa e outros com menos.
Se você é o rebocado certamente tem alguém te puxando, te levando onde você não conseguiria sozinho. Essa pessoa pode ser seu professor, seu colega de trabalho, seus pais ou seu parceiro. O seu rebocador é aquele que te incentiva a ser melhor e a continuar quando tudo parece difícil, que te ajuda quando você precisa. Assim como a plataforma de petróleo que precisa estar no lugar exato para ser útil, você também deve ir para o lugar certo para conseguir o que quer.
O rebocador é aquela pessoa que sempre procura ajudar quem ele gosta, tem sempre um conselho útil para dar. Ele está sempre se esforçando para tornar a vida das pessoas ao seu redor mais fácil.
Quando um rebocador encontra quem vai rebocar e ambos querem chegar ao mesmo destino, a viagem fica mais fácil e as conquistas alcançadas pelo caminho são motivo de comemoração. Um da força para o outro, mesmo que o maior esforço venha só de uma parte.
No entanto, quando o rebocado não que ir onde vai o rebocador, prefere ficar parado ou pior, prefere ir em outra direção, tudo fica muito mais difícil.
Quem tem objetivos claros na vida e deseja que alguém o siga, sem que seja correspondido, com o tempo passa a refletir se vale a pena continuar puxando todo aquele peso que só está atrapalhando sua viagem.
Se você é do tipo de pessoa que gosta de ajudar, deve saber o quanto é frustrante perceber a falta de interesse por parte de quem você tenta ajudar.
Quanto aos que costumam ser ajudados, procure reconhecer os esforços de quem te ajuda, tente ser mais pró-ativo e, se não puder ajudar, tente não atrapalhar.



Lúcio Antoniolo
Fonte: Caras que Acreditam

Nenhum comentário:

Postar um comentário