segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Seu voto é importante: demita os políticos incompetentes

“Deste planalto central, desta solidão que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada com fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino”.

Juscelino Kubitschek



Congresso Nacional
Congresso Nacional



Você fala mal dos políticos de nosso país? Acredito que sim, afinal, é praticamente um esporte nacional. Mas, o que você faz para mudar a atual e vergonhosa política de nosso país?
Você sabe quem são os membros de nosso Congresso (junção da Câmara dos Deputados e Senado Federal, as duas casas legislativas do Governo Federal)?  Lembra em quem votou na última eleição? Bem, não se envergonhe de responder não a essas perguntas, você não é exceção, infelizmente é praticamente a regra em nosso país, talvez por isso as coisas não estejam tão bem quanto gostaríamos, mas calma, não encare isso como uma crítica em potencial, provavelmente você, como a maioria dos brasileiros simplesmente se sente impotente, não sabe o que fazer, nem como mudar, as regras do jogo.
Ocorre, que não pretendo dar dicas de como mudar as regras, por que, pode acreditar, elas não são tão ruins assim, mas o que talvez você não saiba é que, basta jogar o jogo. Entrar nesta partida, pois, você, é o dono do time. Os nossos Deputados e Senadores, são na verdade nossos “empregados”, são pessoas que pagamos, e muito bem, para representar nossos interesses e fazer deste país um lugar melhor para todos nós. Veja, estou falando dos Deputados e Senadores, pois o Presidente, outro “empregado” eleito, praticamente, nada pode fazer, ele é limitado pelas leis, criadas pelas câmaras legislativas (Congresso), existem as medidas provisórias, de autoria do Executivo (Presidente), é o Poder Executivo exercendo função atípica de legislar, porém essas medidas provisórias sem aprovação do Congresso não saem do papel.
Entenda que, graças ao Princípio da Legalidade, consagrado em nossa Constituição Federal, ao contrário de nós, particulares, o Estado, nada pode fazer se não por força de lei, é como se você precisasse de uma lei para determinar que você deveria por exemplo, almoçar, senão, você estaria proibido de almoçar.
Bem, essas explicações técnicas e aparentemente chatas, servem para mostrar que: Se temos uma carga tributária altíssima, é por que impostos foram criados pelas pessoas que deveriam tornar a nossa vida melhor e não mais penosa, se as verbas são desviadas para programas sociais assistencialistas, que só servem para fomentar a cultura do “pão e vinho para o povo”, tão famosa nos livros de história, mas que, infelizmente ainda existe, é por que essas mesmas pessoas querem nos ludibriar e desviar nossa atenção do que é realmente importante.
Estatísticas do Congresso - 2008
Estatísticas do Congresso - 2008
Você agora me pergunta, como mudar isso? É simples, existe um site http://www2.camara.gov.br/, tudo o que você precisa saber está lá no canto esquerdo da tela, você tem uma série de links, que permitem que qualquer cidadão tenha acesso aos projetos de lei (leis que ainda serão votadas), junto ao projeto vem identificada sua autoria, em sua maioria, são de autoria de Comissões, o que dificulta um pouco a identificação dos deputados responsáveis, mais há outro link onde você pode pesquisar todos os deputados e ver a ficha técnica que contém informações como: As comissões em que o mesmo participa, a assiduidade do mesmo nas seções (se ele trabalha ou perde tempo viajando, gastando nosso dinheiro), em fim, tudo o que você precisa fazer para ir para a fase seguinte do “jogo”: O e-mail para o deputado. Isso mesmo, você pode mandar um e-mail para o deputado, dizendo o que você pensa do trabalho que ele tem feito, dos projetos de lei que ele tem criado, em fim, demonstrando toda a sua insatisfação diante de alguém que recebeu seu voto de confiança e agora, nada faz.
Atente para o fato de que não é necessário usar palavras bonitas, termos técnicos, quando ele pede seu voto não se diz seu “amigo”? Não são necessárias cerimonias entre amigos.
Claro, é de bom tom manter um mínimo de respeito, não mande ninguém a a nenhum lugar, ou tomar sabe-se lá onde. Não é necessário, apenas aperte onde dói, caso seu deputado amigo está com algum projeto de lei que você acha no mínimo abominável, como aumentar o próprio salário por exemplo (você acha que eles conseguem aumento como?), simplesmente diga com palavras simples o quanto você acha isso nocivo para a sociedade como um todo, é interessante também terminar sua colocação dizendo que: “NO QUE DEPENDER DE MIM E DE QUANTAS PESSOAS EU CONSEGUIR CONVENCER, O SENHOR (A) NÃO SE ELEGE MAIS NEM COMO SINDICO DE CONDOMÍNIO”.
Você manda, você tem o voto, ele não tem emprego se você não pôr ele lá, DEMITA o deputado que nada faz, ou pior, não faz nada de bom.
Para finalizar, imagino que você esteja achado que eu sou louca ou sonhadora, e que isso não funciona, mais acredite, funciona. Lembra-se da CPMF? E de que ela voltaria em Janeiro deste ano? Sabe por que não voltou? Por que não só eu, mais outros tantos brasileiros nos insurgimos e através de e-mails fizemos nossos “empregados”, pensarem duas vezes antes de continuar trabalhando errado. Pode acreditar essa notícia não passou no Jornal Nacional, pois provavelmente não foi considerada “importante”, eu mesma (colocaria o mesma prá frisar a realidade do fato) ouvi durante A voz do Brasil, e senti-me orgulhosa de pertencer a um país que, mesmo aos “trancos e barrancos” ainda é uma democracia.
Meu nome é Talita Vulcão e eu sou uma garota que acredita nesse país.
Links interessantes:
Transparência Brasil, organização autônoma e independente dedicada a combater a corrupção.
Portal da Transparência nos Recursos Públicos Federais é um canal pelo qual o cidadão pode acompanhar a execução financeira dos programas de governo, em âmbito federal.
Sobre Talita:
Talita Maciel Vulcão, é advogada, funcionária pública concursanda em busca de um salário maior, casada, e feliz. Cheia de projetos, com dificuldade de organizar seu tempo em meio a tantos papéis como toda mulher, exigente ao extremo, dura sem perder a ternura (chora com propaganda de ração de cachorro), mais acima de tudo quer um mundo melhor e mais justo para todos, é nisso que ela acredita, assim como que essa conquista depende de cada um de nós.

Extraído do Site: Caras que Acreditam

Nenhum comentário:

Postar um comentário