quarta-feira, 26 de agosto de 2009

MANÁ DA SEMANA:O ESPÍRTO DO SENHOR ESTÁ SOBRE MIM

Esta palavra é de Isaías, bem consciente de ter sido ungido como Profeta: “O Espírito do Senhor está sobre mim. Porque me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres. Enviou-me a proclamar a libertação dos cativos e a recuperação da vista aos cegos. A mandar em liberdade os oprimidos, a proclamar um ano favorável da parte do Senhor” (Is. 61, 1-2).

Foi esta palavra de Isaías que Jesus leu na sinagoga de Nazaré e que lhe mereceu, no fim, esse emocionante comentário: “Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura que acabais de ouvir” (Lc 4, 21).

Sim, o Espírito do Senhor estava verdadeiramente sobre Cristo e tinha-o ungido para Ele trazer a Boa-Nova aos pobres, libertar os cativos, dar vista aos cegos, soltar os oprimidos, proclamar uma nova felicidade. E foi assim. E tudo se cumpriu.


Jesus é o servo perfeito. N'Ele e sobre Ele está a plenitude do Espírito Santo, logo, da Sua pessoa bendita só pode emanar a perfeição a todos os níveis -- perfeição no amor, na justiça, na verdade, na santidade, na sabedoria, etc.


Sejamos imitadores de Cristo e procuremos viver a plenitude da vida que Ele comunica. Só assim estaremos na senda da felicidade.


Moisés compreendeu isso quando rejeitou ser chamado filho da filha de Faraó, com todos os privilégios inerentes, para seguir Deus, como vendo o invisível; Pedro, João Tiago, Levi, deixaram suas profissões e seguiram a Cristo, que os chamava para uma vida de lutas, incertezas, desprezos e ridículo, como que vendo, pela fé, algo de mais valioso e eterno; Paulo rejeitou a sua ascendência, a sua posição de formado aos pés de Gamaliel, de ser hebreu de hebreus, da tribo de Benjamim, zelador da Lei, etc., para ser um perseguido dos homens e um prisioneiro de Cristo; mas tudo isto porque, em Cristo, ele esperava a maravilhosa coroa da justiça, que seu Senhor, justo Juiz, tinha guardado para ele.


Hoje, é sobre cada um de nós que se faz sentir a força desta mesma profecia. O Espírito do Senhor está sobre mim.Ele ungiu-mepara que eu vá ter com os pobres, doentes, drogados, desiludidos, desesperados, revoltados, todos aqueles para quem não vale a pena existir.


O Espírito de Senhor está sobre mim. Ele ungiu-me, inspira-me e acompanha-me. Não serei eu capaz de dar uma hora para ouvir aquele meu irmão atribulado que há tanto tempo chora sozinho sem que ninguém saiba?


Soli Deo Glória

Tiago Nogueira de Souza



Nenhum comentário:

Postar um comentário