- Você ficaria inconsciente em 15 segundos, devido à falta de oxigênio.
- Seu sangue e fluidos corporais entrariam em "ebulição" e congelariam, em virtude de não haver pressão atmosférica para manter seu sangue e seus fluidos corporais em estado líquido, os fluidos "ferveriam". Como o "processo de ebulição" os faria perder rapidamente a energia térmica, os fluidos congelariam antes que evaporassem totalmente (há uma exposição ousada no museu de ciência de São Francisco, o Exploratorium, que demonstra esse princípio). Esse processo poderia levar de 30 segundos a 1 minuto. Assim, foi possível para o astronauta David Bowman, no filme "2001: uma Odisséia no Espaço" sobreviver quando se lançou do módulo espacial para a câmara de pressurização sem um capacete e repressurizou a câmara em 30 segundos.
- Seus tecidos (pele, coração e outros órgãos internos) dilatariam devido aos fluidos em ebulição. Contudo, eles não "explodiriam" como foi mostrado em alguns filmes de ficção científica, como "O Vingador do Futuro".
- Você enfrentaria alterações extremas na temperatura
- luz solar - 120ºC
- sombra - menos 100ºC
- Você seria exposto a vários tipos de radiação (raios cósmicos) ou partículas carregadas emitidas do Sol (vento solar).
- Você poderia ser atingido por pequenas partículas de poeira ou rocha que se movem em altas velocidades (micrometeoróides) ou detritos em órbita, provenientes de satélites ou espaçonaves.
Aqui vão alguns links:
- Como funcionam os trajes espaciais
- Como funcionam as estações espaciais
- Por que o ônibus espacial não queima como os meteoros?
Nenhum comentário:
Postar um comentário