quarta-feira, 15 de abril de 2009

MANÁ DA SEMANA: A INVEJA MATA

"O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos". Provérbios 14.30

Achei uma definição para a inveja que me chamou a atenção: "Inveja é o desejo por atributos, posses, status, habilidades de outra pessoa gerando um sentimento tão grande de egocentrismo que renegue as virtudes alheias, somente acentuando os defeitos. Não é necessariamente associada à um objeto: sua característica mais típica é a comparação desfavorável do status de uma pessoa em relação à outra". É de arrepiar os cabelos!No popular, sentir inveja é não querer ver o bem estar do outro.Uma atitude um tanto maligna.

Tiago comenta sobre isso quando afirma "porque onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má"(Tiago 3:16).No livro de Provérbios somos incentivados a não sentir inveja de pessoas ímpias, separadas de Deus, com uma vida aparentemente melhor que a nossa: "Não te aflijas por causa dos malfeitores; nem tenhas inveja dos ímpios" (Provérbios 24:19). O salmista afirma que quase desvia seus pés ao meditar sobre isso.Que questionamento antigo! As vezes ficamos intrigados porque vemos a aparente prosperidade da corrupção.Rendas mal distribuídas, poucos com muito dinheiro e muitos com pouquíssimo dinheiro. Parece que com essas pessoas nada de ruim acontece: "Quanto a mim, os meus pés quase resvalaram; pouco faltou para que os meus passos escorregassem. Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios. Não há apertos na sua morte; o seu corpo é forte e sadio. Não se acham em tribulações como outra gente, nem são afligidos como os demais homens" (Salmos 73:2-5). Mas ele conseguiu ver a diferença entre o ímpio e o justo e percebeu que não valia à pena invejar tais pessoas: “Em só refletir para compreender isso, achei mui pesada tarefa para mim; até que entrei no santuário de Deus e atinei com o fim deles. Tu certamente os pões em lugares escorregadios e os fazes cair na destruição. Como ficam de súbito assolados, totalmente aniquilados de terror! Como ao sonho, quando se acorda, assim, ó Senhor, ao despertares, desprezarás a imagem deles. Quando o coração se me amargou e as entranhas se me comoveram, eu estava embrutecido e ignorante; era como um irracional à tua presença. Todavia, estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita. Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória. Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra.Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre.Os que se afastam de ti, eis que perecem; tu destróis todos os que são infiéis para contigo.Quanto a mim, bom é estar junto a Deus; no Senhor Deus ponho o meu refúgio, para proclamar todos os seus feitos"(Salmos 73:17-28)

Sejamos gratos ao Senhor por tudo o que Ele tem nos concedido, pelo que nós somos. Guardemos os nossos sentimentos e coração da inveja. Já percebeu que pessoas invejosas não são felizes? "O coração tranqüilo é a vida da carne; a inveja, porém, é a podridão dos ossos" (Provérbios 14:30). Que bom é ver a prosperidade do outro e alegrar-se com ele! Mas... e quando nós somos alvo da inveja de alguém? José passou por isso. Seus próprios irmãos tramaram sua morte porque o invejam. Davi passou anos fugindo de Saul porque este também queria matá-lo. Daniel teve que passar uma noite inteira numa cova na companhia de leões por ser alvo de inveja de seus companheiros de trabalho. O próprio Filho de Deus foi alvo de inveja.

Nesses casos, em todos, Deus foi Fiel e Justo com seus filhos. Permitiu que eles fossem oprimidos, humilhados, fugitivos, provados mas transformou toda a maldição desse sentimento em bênção para que o caráter de cada um deles fosse aperfeiçoado e no final o nome do Senhor fosse glorificado.Se você tem passado por isso, esconda-se no esconderijo do Altíssimo. Deus não tem culpados por inocentes e no tempo certo Ele vai te dar vitória e fazer resplandecer tua justiça como a luz. Creia. Todos verão o amor do Senhor na sua vida. Ainda que alguns não queiram ver sua prosperidade, seja financeira, emocional, profissional ou espiritual, e trabalhem contra você, Deus é fiel, e fará justiça na sua vida.

"Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos". Filipenses 2.3

Soli Deo Glória

Tiago Nogueira de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário