Empresa de Campinas faz o aparelho virar ingresso eletrônico
Uma empresa campineira está transformando aparelhos celulares em ingresso eletrônico, nova mídia e instrumento de vendas. A Movile, empresa criada há dois anos e instalada na Companhia de Desenvolvimento do Pólo de Alta Tecnologia de Campinas (Ciatec), trouxe para o Brasil e adaptou ao mercado nacional tecnologias que estão fazendo sucesso na Europa e Estados Unidos. Uma delas transmite códigos de barras para celulares, transformando a tela dos aparelhos em ingressos eletrônicos para eventos ou em tíquetes de companhias aéreas.
Pelo sistema, o usuário pode comprar seu ingresso para um show ou uma passagem aérea pela internet. Feita a compra, ele recebe um torpedo em seu celular com o código de barras. Na portaria do evento ou no balcão da companhia no aeroporto, basta passar a tela do celular em um leitor de código de barras comum, como os usados em caixas de supermercado, e a entrada ou passagem é validada.
O sistema já foi usado em grandes eventos, como uma rave em Curitiba com mais de mil participantes. Qualquer celular em que se possa ler textos, cerca de 95% dos aparelhos em funcionamento no País atualmente, pode receber os códigos de barra virtuais. As vendas foram feitas por um site especializado em ingressos para festas e shows. Quando o site confirmava a venda, a central da Movile recebia a informação e automaticamente disparava um torpedo para o celular do comprador com o código. Isso dispensa o usuário de ter que buscar o ingresso de papel e o evento não precisa ter um ponto de vendas.
“Nosso objetivo é descobrir o que há de mais moderno em marketing móvel no mundo, licenciar, adaptar ao mercado local e trazer para o Brasil”, diz Eduardo Lins Henrique, gerente geral da empresa. Ele e o gerente administrativo Vicente Scivittaro fundaram a empresa há dois anos, mas ela começou a funcionar efetivamente há um ano.
O sistema de códigos é um dos serviços da Movile, que ainda oferece sistemas que transmitem papéis de parede, ringtones, vídeos e jogos para celulares. Essa novidade está sendo usada pelo Bradesco e pela American Express na turnê do Cirque du Soleil no Brasil. Um totem das empresas colocado na entrada do local da apresentação tem uma aparelho que transmite as informações por meio do bluetooth, que emite dados por sinais curtos de rádio.
O público do espetáculo é informado por meio de banners que, em um raio de 20 metros do totem, ele pode ligar o sistema bluetooth do seu aparelho e receber gratuitamente papéis de parede para o celular com imagens do espetáculo, ringtone com a música usada nas propagandas do Cirque du Soleil ou jogos. É um sistema de propaganda inovador e que se multiplica, pois o usuário pode mandar depois o papel de parede ou o ringtone para o celular dos seus amigos”, diz Henrique.
Segunda geração já está incluída na tecnologia
Ele suportará até 100 dígitos registrados, o que capacitaria ainda nome, CPF e endereço
Uma das novidades para a qual a Movile já está preparada para oferecer às empresas é o chamado código de barras de segunda geração. A diferença é que o código comum suporta no máximo 18 caracteres, enquanto o novo sistema suporta mais de 100 dígitos. “Com isso, o código pode ter muito mais informações, como nome, CPF, endereço etc”, disse Scivittaro.
Com esse novo tipo de código, a Movile pretende oferecer esse serviço para que a Polícia e a Receita Federal possam agilizar a fiscalização de cargas e avaliação de notas fiscais em rodovias, portos e aeroportos. “A vantagem do sistema é que é simples, eficiente e pode ser usado tanto por grandes corporações quanto por pequenos comerciantes na divulgação de promoções ou descontos. Um aparelho simples de leitura de código de barras custa R$ 200,00 e é acessível”, afirmou Henrique.
Em relação à segurança do sistema, Henrique diz que fraudes podem existir, mas é muito mais difícil que em ingressos de papel. Além disso, é possível também ter um maior controle e identificar imediatamente se aparecer um código duplicado. Exigir a apresentação de um documento de identificação do dono do celular também reduz o perigo de fraudes.
Outra novidade que está sendo preparada pela empresa é um sistema de conteúdo personalizado para eventos. Por esse serviço, o participante de um evento esportivo ou cultural tira uma foto sua com o celular no local. O sistema captura a foto, faz um tratamento automático com fundo de tela ou moldura personalizada do evento e manda de volta para o celular do usuário para uso como papel de parede.
O setor de tecnologia e marketing móvel está trazendo novidades constantes e conquistando mercado no mundo inteiro. “No Brasil o setor ganhou muito impulso neste ano, após o Projeto Cidade Limpa implantado em São Paulo. Com a proibição dos outdoors e outras mídias exteriores, os anunciantes e agências estão buscando mídias alternativas, como o celular”, disse Scivittaro. Os interessado em entrar em contato com a Movile podem acessar o site www.movile.com.br ou ligar para (19) 3756-5433. (MA/AAN)
Expectativa de faturamento é de R$ 5 milhões
Nos últimos 12 meses a Movile faturou R$ 300 mil, atuando com os dois sócios e dois funcionários. A expectativa é que esse faturamento anual atinja R$ 5 milhões dentro de dois anos. A empresa cobra R$ 1,50 de cada ingresso ou bilhete vendido pelo sistema. No caso das propagandas os preços são por acesso. Os sócios estão otimistas devido à procura de grande empresas dos maiores centros do País pelos serviços. O interesse também está surgindo de outros países da vizinhos, como o Chile. A empresa detém os direitos das tecnologias para toda a América Latina.
Atualmente a Movile está negociando com uma grande companhia de aviação brasileira para a venda de passagens aéreas com códigos no celulares. O objetivo é que os passageiros possam fazer o check-in via internet e, se não tiverem bagagem para despachar, possam ir direto para a sala de embarque apenas mostrando o código de barras no celular.
Outra negociação está sendo feita com um banco brasileiro. Os clientes do banco poderão usar o sistema e receber os códigos de barras de contas diversas no celular. Nos caixas-eletrônicos haverá leitores de barras que identificarão a conta e farão o pagamento diretamente por meio da conta do cliente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário