segunda-feira, 16 de julho de 2007

7 MARAVILHA DE CAMPINAS

Na onda de votação das 7 maravailhas do mundo, campinas elegeu através do RAC as 7 maravilhas de Campinas. Abaixo os ganhadores (detalhe já visitei todos, e são mesmo lindos)
Estação Cultura (1º lugar – 7.297 votos)
A antiga Estação Ferroviária da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, um símbolo da cidade de Campinas e do desenvolvimento do Estado de São Paulo, mudou de nome, foi restaurada e transformada em um importante centro de lazer e cultura para toda a população. Oficinas, shows e outras atividades culturais são realizadas no local todo o ano.

Catedral Metropolitana (2º lugar – 6.735 votos)
A construção da Catedral teve início em 6/10/1807, estendendo-se por mais de setenta anos até sua inauguração em 8/12/1883. O grande porte da construção já sugeria as pretensões de crescimento da então Vila de São Carlos (1797/1842), sendo instaurada as fundações em um terreno mais distante do Largo da Matriz Velha (atual área da Basílica do Carmo) para onde se projetava o crescimento da Vila, no início do século 19. Toda a estrutura foi feita de taipa (técnica construtiva em barro de tradição centenária em São Paulo). No interior do local, encontramos ainda uma movelaria antiga composta de peças trabalhadas em madeira, cadeiras austríacas, trono episcopal, crucifixo, lustres, candelabros de prata, órgão (de 100 anos), sacristia, relógio de parede e quatro sinos (em torre com mais de 100 anos).

Lagoa do Taquaral (3º lugar – 6.559 votos)
A área popularmente conhecida como “Lagoa do Taquaral” é um dos mais importantes espaços de lazer da cidade de Campinas. Integrada no passado à histórica Fazenda Taquaral, os 33 alqueires que compõem esta área foram transformados em Parque no ano de 1972, após aquisição pela Prefeitura Municipal das terras da família Alves de Lima. Destinado ao lazer, a “Lagoa do Taquaral” reúne uma grande variedade de espaços recreativos e culturais, a começar pela Lagoa Isaura Telles Alves de Lima que oferece o uso de pedalinhos, visita a uma réplica exata da Caravela Anunciação, nau que trouxe Pedro Alvares Cabral às terras brasileiras. Já na extensa área verde que rodeia a lagoa principal, encontram-se bosques destinados a piquenique; viveiros de pássaros; área com aparelhos de ginástica; playgrounds, lanchonete, sanitários e um percurso de 3 quilômetros de bondinhos

Prédio do Jockey Club (4º lugar – 5.685 votos)
Em 1925 foi inaugurada a sede do Jockey Club da Praça Antonio Pompeu. O prédio, com fachadas e decoração interior inspirados nos palacetes franceses do final do século 18, da zona urbana parisiense, segue uma linha muito em voga nos anos 20, utilizada na capital paulista para pequenos edifícios. No andar térreo, o destaque fica por conta do elevador todo em ferro e dourado, funcionando desde a época em que o edifício foi inaugurado.

Mercadão (5º lugar – 5.674 votos)
Localizado na Praça Carlos Botelho, na região central de Campinas, o Mercado Municipal, mais conhecido como “Mercadão”, foi inaugurado em 12 de abril de 1908 pelo prefeito Orosimbo Maia. Pelo local passava na época a antiga estrada de ferro funilense, transportando sacas de açúcar mascavo, fardos de arroz e feijão, entre outros produtos. Obra do arquiteto Ramos de Azevedo.

Escola de Cadetes (6º lugar – 5.420 votos)
O projeto, em estilo colonial espanhol, foi idealizado e conduzido pelo arquiteto Ernani Do Val Penteado. No dia 23 de janeiro de 1959, a sede da Escola era transferida para a cidade de Campinas, passando a se chamar Escola Preparatória de Cadetes de Campinas. A partir de 1961, com a extinção das Escolas Preparatórias de Fortaleza e de Porto Alegre, a Escola Preparatória de Cadetes de Campinas tornou-se a legítima depositária das tradições do ensino preparatório da Exército Brasileiro.

Torre do Castelo (7º lugar – 5.105 votos)
A torre localizada na praça 23 de Outubro, no bairro Castelo, foi construída entre 1936 e 1940. Situada a aproximadamente 735 metros de altitude é um dos pontos mais altos dentro do perímetro urbano, além de ser um marco geodésico e possuir em seu topo um mirante que permite ver vários bairros da cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário