
O Primeiro POST Oficial é sobre a tão famosa e esperada TV DIGITAL BRASILEIRA.
O Governo Brasileiro está prestes a decidir pelo modelo Japonês (ISDB), existem ainda os Modelos EUROPEU (DVB) e o Americano (ATSC). Calcula-se que no Brasil serão necessários um investimento inicial na ordem de US$ 6.000.000.000,00, e que o tempo mínimo para que toda a população brasileira passe a assistir conteúdo digital seja 20 anos. Para que você, caro leitor, passe a ter conteúdo de televisão digital (quando entrar em operção no Brasil), basta comprar um URD (Unidade Receptora Decodificadora), estudos iniciais do CPQD, calculam que sairia em torno de R$ 150,00, com ela a nossa televisão terá:
- GUIA DE PROGRAMAÇAÕ;
- INTERNET NA TV;
- VÍDEO-ON-DEMAND (VOD) [Me cobrem posteriormente para explicar melhor]
- JOGO *T-COMMERCE (COMPRA PELO CONTROLE REMOTO)
A Tecnologia Digital poderá ser exibida nos seguintes formatos:
- HDTV (”High Definition Television”) - A melhor definição que existe, bem melhor que DVD, nessa definição veremos que artistas de TV tem rugas, pés de galinhas e outros. O Som é digital, começando no 2.0 até 12.1 (HOME TEATHER);
- SDTV (”Standard Definition Television”) - Muito próximo do DVD.
- LDTV (”Low Definition Television”) - Um pouco melhor do que a imagem que temos hoje na televisão, na verdade a LDTV seria utilizado para a transmissão de conteúdo de televisão digital em aparelhos de celulares.
A Intenção do Governo Brasileiro (Gestão LULA) para aderir a TV Digital é promover a INCLUSÃO DIGITAL (www.mc.gov.br) a população brasileira. Na Gestao FHC a intenção de TV Digital (Que foi onde começou a idéia da TV DIGITAL BRASILEIRA) era a transferência tecnológica, colocar o Brasil como país de ponta na tecnologia mundial de TV.
As duas intenções são boas, mas a do FHC é mais realista. Não consigo imaginar como promover a inclusão digital com os meus avós, que tem televisão com controle remoto, ele fica sempre ao lado da TV, quando querem aumentar/diminuir o volume e/ou trocar de canal, se levantam, pegam o controle (que está ao lado da TV) e fazem a operação, colocam o controle no seu lugar (ao lado da TV) e voltam a sentar no sofá.
Inclusão ou não termino esse post com uma frase:
“Os limites do meu mundo são os limites da minha linguagem”.
(Wittegeinstein, filósofo alemão).
Nenhum comentário:
Postar um comentário